Um grupo de 24 pessoas juntou-se, a 21 de junho, domingo, para a caminhada “Plogging Arrábida”, realizada na Serra dos Gaiteiros, em Palmela, que culminou na recolha de 27 kg de resíduos, entre a serra e as imediações do Parque de Merendas de São Paulo.
A prática, que combina exercício físico com coleta de lixo, traduziu-se numa “ação revestida de um forte exemplo de civismo e dedicação à natureza”, anuncia a Câmara Municipal de Palmela em comunicado.
A iniciativa, promovida pela associação “Arrábida Viva — Desporto & Natureza”, decorreu enquanto o calor intenso se fazia sentir. No entanto, a vontade de continuar prevaleceu, com “forte adesão intergeracional, contando com a presença ativa de várias crianças e jovens”.
“Munidos de luvas e sacos de recolha, os participantes demonstraram que a proteção do ecossistema local começa na ação comunitária, percorrendo trilhos e encostas para limpar uma das zonas mais emblemáticas da região. Os resíduos, entretanto recolhidos, foram devidamente encaminhados para tratamento”, explica a autarquia.
Assim, a associação “reforça a urgência de manter os espaços naturais limpos e apela à responsabilidade de todos os voluntários e visitantes da Arrábida”.
“A concretização e o sucesso desta atividade contou com uma vasta rede de apoios institucionais e empresariais, fundamentais para garantir a segurança, a logística e a correta triagem dos materiais recolhidos”, remata o Município.
O evento contou com o apoio do Município de Palmela, O Covil (Ginásio de Crossfit), Hospital de Luz de Setúbal, Caixa Agrícola de Palmela, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Arrábida Biosfera — AMRS e Systion Eletronics Lda.

