O vinho Cezimbra, produzido pela Câmara Municipal de Sesimbra, recebeu o Prémio Inovação no âmbito do XXIV Concurso de Vinhos 2026 da Península de Setúbal. A entrega ocorreu durante a apresentação dos vencedores, na gala realizada a 19 de junho, no Posto de Depuração de Ostras do Tejo, na Moita.
O galardão é atribuído pela AVIPE (Associação de Viticultores do Concelho de Palmela), que distingue o projeto municipal, fundado em 2024, como “caso único na região e apenas observado noutras duas situações no país”.
“O Município de Sesimbra teve a iniciativa de plantar uma vinha e produzir o seu vinho, ao mesmo tempo, valorizava a paisagem com a recuperação de um ribeira”, assinala a AVIPE.
A associação considera que a criação da autarquia reforça “a tradição vitivinícola do Município e integra alunos do pré-escolar e 1° ciclo em atividades de vindima ao mesmo tempo que são sensibilizados para a proteção do ambiente, biodiversidade, solos e uso da água”.


