As quatro linhas da Carris Metropolitana, com destino às praias da Arrábida, transportaram, no primeiros 15 dias da época balnear, mais de 35 mil pessoas, com destaque para os destinos da Comenda e praia da Figueirinha.
Estes dados da Carris Metropolitana, publicados pela VisitSetúbal, mostram a adesão dos setubalenses e turistas ao modelo “Arrábida sem Carros”, que pretende diminuir a circulação automóvel na serra, não só por causas ambientais, mas também por questões de segurança.
“Sem stresses e, em segurança, é possível aceder às praias de Albarquel, Figueirinha e Creiro, bem como ao Parque de Merendas da Comenda, encontrando-se as vias de circulação desimpedidas para fazer face ao contínuo circuito de autocarros e ao apoio de emergência por parte dos bombeiros”, é referido na publicação.
“Com a colaboração, respeito e compreensão de todos é possível frequentar, de forma segura e tranquila, as magnificas praias da serra da Arrábida”, acrescenta a página, através das redes sociais.
Programa limita a ida de pessoas às praias com veículo próprio, ou seja, a partir do restaurante Restinguinha, à saída da cidade de Setúbal, perto do PUA, a circulação automóvel é proibida, das 7 às 20 horas, com exceção de táxis, TVDEs, autocarros e motas.
Do lado oposto da serra, acessos ao Portinho da Arrábida, Creiro e Galapos, também ficam condicionados, diariamente, das 7 às 20 horas, a partir do cruzamento entre a ER 379-1 e a Rua Círio da Arrábida, conhecido como o “cruzamento do Pinheiro”.
A este cenário acresce o encerramento da circulação de veículos e peões na Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e a praia de Galapos, em vigor desde 8 de fevereiro de 2023, devido à instabilidade de um maciço rochoso.
Modelo vai estar em vigor durante toda a época balnear, entre 4 de junho e 15 de setembro.

