A Bandeira Azul, Bandeira de Praia Acessível e a Bandeira de Praia Qualidade Ouro foram hasteadas, na manhã de 23 de junho, terça-feira, na praia da Figueirinha, numa cerimónia que contou com as entidades responsáveis pelos galardões, a câmara municipal e a Capitania do Porto de Setúbal.
Este momento serviu para assinalar as conquistas da praia, que só foram possíveis obter pelos critérios da qualidade da água, informações ambientais, gestão de equipamentos, segurança e serviços.
Foco para a atribuição Qualidade de Ouro, com 15 anos de existência, que só é conquistada caso as zonas balneares tenham recebido a nota de “Excelente”, durante a avaliação da qualidade da água nas cinco épocas anteriores à última, neste caso de 2020 a 2024.
Maria do Carmo Tiago, vice-presidente da autarquia sadina, discursou, durante a cerimónia, e referiu que as bandeiras hasteadas são “um orgulho” e que o executivo “tudo fará” para preservar estes títulos nos próximos anos, ao enaltecer, com especial importância, as condições de acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida.
Lembramos que, caso queira ir a esta praia, o programa “Arrábida Sem Carros” encontra-se em vigor entre 4 de junho e 15 de setembro. Assim, fica proibida, todos os dias, entre as 7 e as 20 horas, a circulação de viaturas particulares a partir do cruzamento da Rua Amália Rodrigues com a Travessa da Rua da Saúde, na zona do Parque Urbano de Albarquel (PUA).
É autorizada, deste modo, a circulação de transportes públicos coletivos regulares e o transporte coletivo em atividade devidamente comprovada, veículos de duas rodas, táxis e TVDE em atividade comprovada, viaturas portadoras de dístico de deficiente, autoridades e viaturas de emergência e socorro, além de modos suaves, como bicicletas, trotinetas e pedonal.

