Terça-feira, 21 Outubro 2025
spot_img
InícioCulturaQualidade dos Vinhos de Setúbal destacada entre mais de 300 produtores

-

Qualidade dos Vinhos de Setúbal destacada entre mais de 300 produtores

ÚLTIMAS

Um pavilhão com oferta vitivinícola diversificada, uma imensidão de sabores, histórias e partilhas, eventos gastronómicos, conhecimento e oportunidade de parcerias — esta é uma das possíveis descrições daquela que foi a feira Vinhos & Sabores, que decorreu na FIL, em Lisboa, entre os dias 18 e 20 de outubro.

No evento vínico, organizado pela revista Grandes Escolhas, estiveram representados 200 stands e cerca de 350 produtores. Entre eles, compareceram adegas de Setúbal, nomeadamente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVR), a Adega Cooperativa de Palmela, Adega de Pegões, Herdade Canal Caveira, Filipe Palhoça Vinhos, Casa Ermelinda de Freitas e ainda A Serenada.

A edição deste ano ficou marcada por provas exclusivas e comentadas, orientadas por diversos enólogos, de diferentes regiões e que apresentaram vinhos especiais, além dos momentos de showcooking. O público pôde conhecer de perto um pouco da produção diversificada de vinhos do País, incluindo também os sabores da Madeira.

O espaço, com cerca de 7 500 metros quadrados, acolheu, assim, regiões de norte a sul, com possibilidade de compreender o papel importante do setor vitivinícola naqueles locais, além da cultura geracional que, muitas vezes, está por detrás dos negócios.

A diversidade das castas e o modo de preparação e conservação dos vinhos foi tema ao longo dos três dias, que contribuiu para o aumento do conhecimento não só de produtores, mas de todos os visitantes.

No que toca a Setúbal, além dos produtores presentes, estavam para prova os vinhos eleitos no concurso “Escolha do Mercado” e também o mais recente premiado com Grande Prémio da “A Escolha da Imprensa”, Dona Ermelinda Setúbal Moscatel Roxo de Setúbal 2013, Ermelinda Vinhos de Portugal.

Os vinhos Adega de Palmela Palmela Grande Reserva 2023, Adega de Pegões Regional Península de Setúbal Grande Reserva 2021, Casa Ermelinda Freitas Regional Península de Setúbal Touriga Nacional Reserva 2022, Dona Ermelinda Reginal Península de Setúbal Grande Reserva 2021 também arrecadaram um galardão, na categoria de tintos.

Já nos brancos, os condecorados foram Adega de Pegões Regional Península de Setúbal Grande Reserva 2022, Dona Ermelinda Palmela Reserva 2024, Tojo Lágrima Regional Península de Setúbal 2023 [Quinta de Catralvos].

Estas mais de três dezenas de profissionais internacionais estiveram presentes “fruto de uma colaboração estratégica entre a organização da feira, a ViniPortugal, a AICEP e o Turismo de Portugal, reforçando o papel decisivo da exportação na competitividade do sector vitivinícola nacional” sendo a feira, segundo a organização, “uma montra privilegiada da qualidade e diversidade do vinho português, consolidando Lisboa como palco internacional de negócios e exportação no setor”.

OPINIÃO