As homenagens ao fado, um dos legados mais importantes da cultura portuguesa, são eternas e, ano após ano, surgem talentos para o comprovar. Desta vez, é Setúbal que recebe a estreia do novo disco da fadista Ana Margarida Prado. O concerto decorre dia 18 de outubro, sábado, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21 horas.
O concerto apresenta o trabalho “Laço”, escrito por João Monge, um “dos poetas mais celebrados no cancioneiro português dos últimos 40 anos”, explica a organização em comunicado. Neste espetáculo, marcado por “uma voz amadurecida”, Vitorino é o convidado da noite.
Editado pelo Museu do Fado, o novo disco tem “uma coleção admirável de poemas de Monge, geometricamente repartidos entre fados tradicionais e composições inéditas”. Nos créditos, existe “um livro de presenças invejável”, com Vitorino (“Saias de Chita”), Mário Laginha (“Se Ele Passar”), Marco Oliveira (“Dia a Dia”), Luísa Sobral (“Mistérios do Destino”) e Agir (“Dois Altares”).
Encontram-se ainda nomes como Bernardo Couto (“Quem me Dera”), Pedro de Castro (o único que repete assinatura, com “A Ver as Vistas” e “Estrela da Vida”) e até João Monge (“Café”).
“Com este ‘Laço’ dá-se um nó perfeito entre a voz que toda a gente merece conhecer e o poeta que todos conhecem, mesmo sem saber. Ana é um dos segredos mais mal guardados do fado, que há muito tem lugar cativo no melhor circuito de Lisboa e que hoje já corre mundo. João é o poeta que todos já cantámos e que há muito devia ser topónimo de praça”, pode ler-se na mesma nota.
O disco “é um projeto a dois, mas que não pára de colecionar pessoas”, pois “Ana Margarida quis gravar com um trio tradicional de fado, estreia uma nova vida em Setúbal”. “A formação de base — com Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Saldanha (viola de fado) e Francisco Gaspar (viola baixo) — cresce agora com a entrada do pianista e acordeonista Ricardo Dias”, acrescenta o comunicado.
O espetáculo será “renovado, na sonoridade e nos arranjos. Mas também o cenário de um encontro inédito em palco entre Ana Margarida Prado e Vitorino, duas vozes ímpares que prometem surpresas no alinhamento da noite”. Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda na bilheteira do Fórum Luísa Todi.