Terça-feira, 30 Setembro 2025
spot_img
InícioPalmelaÉ oficial: Arrábida é considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO

-

É oficial: Arrábida é considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO

ÚLTIMAS

A Arrábida foi oficialmente considerada Reserva da Biosfera, este sábado, dia 27 de setembro, pela UNESCO. Esta distinção foi atribuída na 37th session of the Man and the Biosphere International Coordinating, realizada em Hangzhou, na China.

Depois de o município de Setúbal, Palmela e Sesimbra, junto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), apresentarem a candidatura, a mesma foi aceite pelo júri responsável.

Desde 1971 que a UNESCO implementa o programa Man and the Biosphere (MaB), um projeto que pretende valorizar zonas com riqueza natural e um ecossistema com pouca intervenção humana.

O Território Arrábida, com esta distinção, torna-se num laboratório vivo, ou seja, um espaço de estudo cientifico, conservação e dinamização de atividades que apelam para práticas e estratégias de ajuda ao ambiente.

A AMRS foi responsável pela elaboração do dossier de candidatura, coordenação dos trabalhos, desenvolvimento do processo de consulta pública e divulgação, ao que cobe aos municípios da Arrábida suportar o pagamento de 10 mil euros, associado ao contrato e à garantia da participação de um elemento na comissão técnica.

O MaB Começou por se centrar exclusivamente na conservação da natureza. Com a progressão do tempo, a ideia ambiental foi-se adaptando aos novos desafios globais e, atualmente, segundo o ICNF, tem como objetivo a “conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações”.

Por outras palavras, uma “Reserva da Biosfera” é um local onde a população é instruída a ter um sentido de responsabilidade em viver de forma próspera e harmoniosa com o mundo natural. Além disso, é um modelo de cooperação e onde são aplicados estudos inovadores e trabalhos feitos noutras reservas da biosfera.

Esta classificação não colide com os planos das Áreas Protegidas ou com a Rede Natura 2000, já que é algo complementar e que beneficia do trabalho que aí se desenvolve, nomeadamente ao nível da conservação da biodiversidade.

Na cerimónia, que prestigiou a região da Arrábida, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, em representação da Comissão Executiva da Arrábida, a Secretária-Geral da AMRS e coordenadora da Comissão Técnica da Arrábida, Sofia Martins, e outros elementos da Comissão Técnica da Arrábida, em representação dos municípios de Sesimbra e Setúbal.

Portugal conta com, agora, com 13 reservas da biosfera, sendo que a primeira “Paul do Boquilobo” foi designada em 1981. A segunda, foi aprovada mais de duas décadas depois, em 2006, com a candidatura da Ilha do Corvo, Atualmente existem 749 reservas da biosfera espalhadas por 134 países.

OPINIÃO