Terça-feira, 21 Outubro 2025
spot_img
InícioSesimbraAlunos de Sesimbra aprendem a fazer vindima

-

Alunos de Sesimbra aprendem a fazer vindima

ÚLTIMAS

Na vindima à antiga não se utilizam máquinas, nem parafusos sem fim para extrair o sumo da uva. Antes, era necessário arregaçar as mangas, colher o fruto à mão e depois pisá-lo até se obter o mosto.

Foi esta lição cultural que cerca de 150 alunos, da Escola Básica do Castelo, aprenderam, durante a vindima que decorreu entre os dias 23 e 30 de setembro. Aqui, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a casta Santa Isabel, uma variedade característica da zona de Sesimbra.

O momento decorreu na Vinha Municipal de Sampaio, que se apresenta com 8 mil metros quadrados e reúne três mil videiras, das espécies Moscatel Graúdo, Fernão Pires, Castelão, Arinto e Santa Isabel, cujo cultivo está quase extinto.

Segundo a autarquia sesimbrense, esta vinha foi desenvolvida “no âmbito da valorização dos produtos da terra e das espécies adaptadas à região” e está “alicerçada num conceito de respeito pelo ambiente e valorização do espaço comum”.

A par da vindima, os alunos do 8.º ano das turmas A, C, D, E, F e G e do Clube de Cozinha Saudável e Sustentável visitaram ainda as Hortas Solidárias de Sampaio, localizadas no Parque da Ruralidade de Sampaio, que inclui ainda um olival.

Todo o projeto foi dinamizado pela Câmara Municipal de Sesimbra, em colaboração com a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela.

OPINIÃO