Novembro chega e, com este mês, vem também a tradicional época da castanha. Para existir um momento de união à volta deste hábito enraizado um pouco por todo o País, a vila de Pinhal Novo recebe, no fim de semana de 8 e 9 de novembro, o Magusto e Feira de outono, nos Mercados Municipais e de Produtores.
Assim, produtores de Palmela e Pinhal novo juntam-se na iniciativa “S. Martinho na Praça”, promovida pela câmara municipal, com apoio dos comerciantes. Neste fim de semana, durante a manhã, há “magusto aberto à população e uma feira de outono no Mercado Municipal de Pinhal Novo”, informa a autarquia em comunicado.
E acrescenta: “O objetivo é a promoção e valorização dos produtos locais, frescos e de qualidade, com destaque para as castanhas, batata-doce e vinho novo (água-pé e jeropiga)”.
Segundo reza a lenda, há muitos anos, em 337, século IV, num dia frio e chuvoso de outono, um soldado romano — Martinho — seguia no seu cavalo quando avistou um mendigo, com fome e frio. Não tinha esmolas e, em alternativa e como forma de ajudar, o soldado cortou a capa que trazia vestida ao meio, dando metade ao homem, para se abrigar.
Continua a viajar e, de repente, as nuvens e a chuva deram lugar a um sol brilhante, como por milagre. O bom tempo prolongou-se durante três dias e, desde então, dia 11 de novembro, celebra-se o Dia de São Martinho, quando, nessa altura, chegam dias de verão.