Já estão abertas as inscrições para todos os interessados que queiram participar na XI Conferência Anual de Educação de Setúbal, que se realiza a 10 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi. O encontro será regido sob o tema “A Educação Como Bem Comum da Humanidade”, com a presença e intervenção de várias personalidades especialistas na área.
Numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, será “um espaço de encontro, reflexão e capacitação da comunidade educativa, incentivando a partilha de experiências e a definição de ações adaptadas às especificidades do território”, diz nota de imprensa enviada.
A conferência tem início às 9h30, com apresentação do projeto “Caleidoscópio de Estórias: Vivências do Bairro”, uma criação do coletivo Repasseado dedicado “às músicas de raiz e identidades locais, para dar vida a histórias de bairro”.
Segue-se, às 11 horas, a sessão de abertura com o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que inclui a exibição do vídeo “Setúbal, Cidade Educadora”, e a intervenção “A Educação Como Bem Comum da Humanidade: Uma Reflexão Ética”, com Joan Manuel del Pozo, presidente do Conselho de Educação da Catalunha.
Às 11h30 é apresentada “A Educação Como Bem Comum da Humanidade: Inclusão e Desenvolvimento Humano”, pela professora Luzia Lima-Rodrigues, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal. De tarde, pelas 14h30, decorre a sessão “Caminhos Que se Trilham: Experiências da Escola e da Comunidade”, moderada por João Pires, diretor da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal, com apresentação de projetos locais.
Serão ainda mencionados os temas “Território Educativo de Intervenção Prioritária”, por Carlos Martins, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago e “PRR – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens”, por Vasco Caleira, da Câmara Municipal de Setúbal.
“Mudar a caixa negra”, por Nuno Mantas, do Agrupamento de Escolas da Boa Água, e “A Educação como alavanca de transformação das cidades: projetos que saem e entram das aulas das nossas escolas e institutos”, por Albert Soler Fuentes, do município espanhol de Granollers e membro do Comité Executivo da AICE – Associação Internacional de Cidades Educadoras complementam o painel.
Pelas 16h30, realiza-se a oficina participativa “Manifesta-te”, conduzida por Paula Moita, dirigida a jovens do concelho, com inscrições a decorrer através do e-mail digepe@mun-setubal.pt. O encerramento da XI Conferência Anual de Educação de Setúbal acontece com intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e de Cristina Gomes da Silva, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal.
As inscrições para participar no encontro, enquadrado nos princípios da Carta das Cidades Educadoras e da Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, decorrem até 5 de setembro, através do e-mail digepe@mun-setubal.pt, ou pelo através do preenchimento de um formulário online.

